Assine

Carnaval de Salvador registra aumentos de 11% em ocupação hoteleira e 15% em voos


 

Folia da capital quebrou recordes; Veja os números da festa

  • Wendel de Novais

Publicado em 14/02/2024 às 15:53:56
Números de Carnaval bateram recordes esse ano. Crédito: Ana Lucia Albuquerque/CORREIO

O Carnaval de Salvador terminou e, com o seu fim, números consolidaram uma impressão que se tinha nas ruas: a maior festa de rua do planeta atingiu marcas de público ainda maiores em relação a edições anteriores. No Balanço do Carnaval, divulgado pela gestão municipal nesta quarta-feira (14), os dados revelaram uma ocupação hoteleira de 89% na capital. O número, de acordo com o prefeito Bruno Reis, foi 11% maior do que em 2023 e atesta um retorno à altura do esperado.

"A cada ano, a gente faz um Carnaval maior. Foi uma festa maior em atrações e também em investimentos e, quando fazemos um evento desse, temos um retorno, seja para a prefeitura ou para quem está trabalhando. [...] Esses retornos são consequências que vão ser colhidas durante todo o ano. Até porque a realização de uma festa dessa, com o sucesso que tivemos, estimula o turismo e mais pessoas vão querer vir à cidade fora da folia também", avaliou Bruno Reis.

Prefeito fez balanço da folia nesta quarta-feira (14). Crédito: Valter Pontes/Secom PMS

A atração de mais turistas em outros momentos do ano é uma projeção, mas os números da folia ajudam a explicar o otimismo do gestor. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o total estimado de visitantes presentes em Salvador de quinta (8) a terça-feira (13) foi de 1.073.670. A rodoviária da cidade, no período, registrou 3.007 chegadas de ônibus e 102.717 passageiros desembarcados. No aeroporto, 456 pousos geraram 65.576 passageiros desembarcados, índices superiores em 15,7% e 6,1% a 2023, respectivamente.

Já no Porto de Salvador, três cruzeiros marítimos atracaram com 11.960 passageiros. O volume de visitantes acompanhou o que se tinha como atração para a festa. Isso porque, ao todo, 1.225 artistas/grupos, com cerca de 2,7 mil horas de música em diversos pontos da cidade. As atrações foram divididas em 714 atrações e 1,8 mil horas de música nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além de 511 atrações e 900 horas de música em 22 espaços alternativos.

Veja números da folia por cada setor da capital:

Trânsito - Não houve registro de acidentes com vítimas fatais nos seis dias oficiais de Carnaval deste ano. No mesmo período, houve 58 acidentes com vítimas feridas. Em relação às autuações, houve uma redução de cerca de 19% na quantidade de condutores notificados por infração de trânsito. Este ano, agentes flagraram 18.449 atos infracionais, contra 22.711 na festa do ano passado. Mais de 60 mil condutores deixaram seus veículos numa das 2,8 mil vagas de zona azul regulamentadas pela Superintendência em vias próximas aos circuitos.

Transporte – De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), mais de 2,1 milhões de pessoas utilizaram o transporte coletivo por ônibus, táxis, mototáxis e ascensores. Mais de 1,9 milhões de passageiros foram transportados nos ônibus, sendo mais de 1,8 milhões nas linhas que operam no entorno do circuito e pouco mais de 130 mil pessoas no Expresso Salvador. O serviço exclusivo que leva os foliões aos circuitos partindo dos principais shoppings da cidade, teve um aumento de 16% na demanda de passageiros se comparado com o Carnaval de 2023.

Mulher, Infância e Juventude – A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) registrou um aumento de 28% no número de acolhimentos de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2024. Até a madrugada desta quarta-feira (14), foram 470 acolhimentos, contra 367 no mesmo período do ano passado. Ao todo 2.361 mulheres buscaram por informações, um aumento de 39%, e durante os dias de folia tivemos 244 registros de ocorrência, sendo 96% por importunação sexual e em comparação ao ano anterior tivemos uma redução de 11% nas ocorrências de violência.

Comércio e poluição sonora – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) registrou uma grande redução de apreensão de itens irregulares no Carnaval de 2024. Nos sete dias de folia, o órgão apreendeu 11.818 peças de publicidade irregular, como copos, viseiras e blimps. Já em 2023, esse número chegou a 34.040. Em relação às bebidas, esse ano foram contabilizadas 7.878 apreensões – em 2023, foram 35.840 apreensões, dentre cervejas, refrigerantes, águas e bebidas destiladas que não estavam relacionadas aos patrocinadores oficiais do Carnaval e também armazenadas em garrafas de vidro.

Comércio ambulante – Os 560 fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) retiraram do circuito, durante os seis dias de folia, 11.121 itens irregulares, dentre eles mais de 2,2 mil espetos de queijo e churrasco, 32 facas, 315 garrafas de vidro e 7.638 bebidas diversas em desacordo com a legislação. Os pontos positivos para o Carnaval de Salvador 2024 são a nova estrutura passarela na Barra para atuação de 300 ambulantes, capacitação para os trabalhadores cadastrados e agentes de fiscalização, além de isenção da taxa de pagamento de licenciamento.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) contabilizou ao longo de todo o Carnaval 26 ocorrências, o que representou uma redução de 39,5%, em relação ao ano passado, quando foram computados 43 registros. O Circuito Dodô (Barra) obteve o maior quantitativo com 12 registros, seguido do circuito Osmar (Campo Grande) com 11 e Batatinha (Pelourinho) com apenas três.

Limpeza – No sexto dia de Carnaval (13), a Limpurb coletou aproximadamente 45,2 toneladas de resíduos do Circuito Dodô, até as 10h. No Circuito Osmar o quantitativo coletado foi cerca de 44,8 toneladas, enquanto, no Circuito Batatinha, foram recolhidas em torno de 15,7 toneladas. O quantitativo total de resíduos coletados nos três circuitos foi de 105,7 toneladas.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador