Assine

De blog com um funcionário a milhões de acessos mensais: conheça a trajetória do Alô Alô Bahia


 

Site completa 15 anos de atuação no universo da comunicação soteropolitana

  • Luiza Gonçalves

Salvador
Publicado em 23/11/2024 às 07:20:48
De blog com um funcionário a milhões de acessos mensais: conheça a trajetória do Alô Alô Bahia. Crédito: Reprodução/Instagram

O site Alô Alô Bahia surgiu em 2009 como uma coluna social online, com notas curtas sobre acontecimentos de Salvador. O nome foi sugestão de uma amiga de Rafael Freitas em um post no Facebook e se relacionava com o universo das celebridades e personalidades. Numa época de grandes boates em Salvador, como a Hippopotamus e a Regine's, houve uma grande festa na cidade, que todos queriam ir e que teve cobertura jornalística da Vogue. O título da matéria era Alô Alô Bahia. “Eu achei que fazia sentido. Era alegre, positivo e com a intenção de divulgar a Bahia. Ia ser esse o nome”, conta o fundador do site.

Com apenas um funcionário inicial, eram aproximadamente oito posts por dia, focados em empresários e pessoas influentes de Salvador, para uma audiência entre 300 e 800 pessoas. Com uma dose de coragem e um tanto de cara de pau, Rafael cobria encontros, eventos e celebrações, mesmo se a ocasião não fosse favorável. “A coluna social nessa época era mais restrita, mas sempre fui para fazer o meu trabalho, independentemente de qualquer coisa”, declara. Rafael ri ao lembrar de histórias marcantes, como no seu primeiro Carnaval a serviço do Alô Alô, quando, ao ser barrado para subir no trio de Ivete, propôs que a produção escrevesse à mão um ofício declarando que o haviam impedido de realizar sua função para seu chefe (ele mesmo). No final, não foi preciso: a persuasão venceu.

Um cenário muito diferente do que se encontra hoje, 15 anos depois. No último balanço mensal, feito em outubro de 2024, foram 4 milhões de visualizações no site e 20 milhões de acessos nas redes sociais do Alô Alô. A equipe atual conta com 20 profissionais fixos divididos entre diretoria geral, diretoria comercial, gestão de inovações, chefia de redação e equipe jornalística, gestão de mídias, fotografia e inteligência digital. “Os números que alcançamos, a validação e o retorno dos projetos fazem com que a gente entenda que estamos no caminho certo”, garante Rafael.

Para Carlos Batalha, responsável por pensar a inteligência digital do site, os diferenciais que fizeram e fazem o Alô Alô se destacar no mercado são a curadoria de conteúdo alinhada ao interesse de sua audiência, a experiência do usuário na página web e a otimização da performance nos canais digitais de distribuição. Idealizador da Agência NBZ, especializada em desenvolvimento de sites e marketing digital, Carlos trabalha com Rafael há 10 anos e explica um pouco da evolução do portal nessa década:

“Saímos de um pequeno blog com poucos milhares de acessos por ano para um portal com milhões de acessos por mês. Para isso, utilizamos dois modelos de inteligência: analítica e preditiva. A analítica entende os dados, que mostram o passado. A preditiva projeta tendências e aposta no futuro. Por exemplo, lá atrás, fomos um dos primeiros portais da Bahia a apostar que o mobile seria o principal canal de acesso, e nos preparamos pra isso. Foi um grande acerto.”

Coluna Alô Alô Bahia no Jornal Correio . Crédito: Alô Alô Bahia / CORREIO

O coordenador de redação e jornalista José Mion destaca a consolidação do Alô Alô como uma referência regional e fonte segura de informações exclusivas do que acontece na Bahia e no Nordeste nesses 15 anos, tornando-se um portal de notícias. “Apesar de ele seguir uma linha que foca muito no que é bom, no que cresce e no que se produz no estado, sempre buscando valorizar as boas notícias, os bons negócios e as personalidades que levam o estado e a região para o mundo, não temos como fugir do factual, já que as pessoas esperam se atualizar através do portal ao longo do dia”, defende.

Uma história clássica da atuação jornalística do Alô Alô, que já virou meio que lenda no universo da notícia baiana, é que o veículo teria sido o primeiro a noticiar a morte de Nelson Mandela no Brasil. Rafael confirma o feito explicando que, em 2013, um familiar do ex-presidente da África do Sul estava no Brasil na ocasião e lhe confiou a informação.

A transição para conteúdos mais jornalísticos também foi impulsionada pela parceria entre o Correio e o Alô Alô Bahia, que começou em 2013, através de uma coluna no jornal impresso, afirma Rafael Freitas. Convidado por ACM Neto, o publicitário passou a assinar uma publicação semanal que, para ele, contribuiu com o estabelecimento de um olhar formal sobre o seu site. “O Correio foi extremamente importante porque me deu uma disciplina muito grande e potencializou o trabalho ainda mais. A partir do jornal, eu acho que deixou de ser apenas um site social para ser um site plural, um site que fale ainda mais sobre a Bahia, do ponto de vista de tudo que tá acontecendo.” O publicitário confessa que, na sua primeira coluna, chegou às 5h da manhã para garantir seu exemplar e seguiu arquivando todas as outras que vieram.

Eventos

A mudança tecnológica foi acompanhada de uma expansão das áreas de atuação do Alô Alô, destacando-se em um novo nicho: a produção de eventos, como especiais de Carnaval, almoços empresariais e o Fórum ESG, em parceria com o Correio. “Comunicação também é ativação de marcas, construção de história, encontros e, pensando nisso, a gente começou a fazer muita divulgação de eventos. Deu certo, e aí eu pensei: ‘Se dá certo fazer para os outros, vamos fazer para a gente também’”, partilha Rafael. Para 2025, o veículo pretende inaugurar uma nova sede presencial para receber discussões, convidados e entrevistas.

A soteropolitana Mariana Lisboa, atual Diretora Global de Relações Corporativas da Suzano S/A, acompanha o trabalho do Alô Alô Bahia há anos e já integrou eventos como feiras de negócios, encontros de networking e o Fórum ESG, iniciativa que destaca por sua relevância. “Debater temas como ESG é essencial para alinhar práticas empresariais com as necessidades sociais e ambientais, promovendo um desenvolvimento mais sustentável e responsável, o que impacta positivamente tanto as empresas quanto a sociedade. Esses eventos são fundamentais para o desenvolvimento da Bahia, pois promovem a troca de ideias e a colaboração entre diferentes setores”, defende. Mariana também se recorda com carinho das vezes que sua atuação profissional foi pauta no site: “O Alô Alô é um instrumento de informação importante, e ter meu trabalho noticiado por eles é uma forma de compartilhar não apenas as minhas conquistas, mas principalmente um meio de dar publicidade a questões relevantes para a sociedade, como os desafios climáticos globais.”

Mariana Lisbôa no Forum ESG 2023. Crédito: Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.

No calendário de eventos do Alô Alô, a próxima data especial será a festa de 15 anos do site, no próximo sábado (29), na Casa Pia de São Joaquim, com programação especial, incluindo show de Gilberto Gil e ativação de grandes marcas nacionais. Cerca de 1.000 convidados, entre personalidades e parceiros de longa data do portal, estarão reunidos na ocasião. “Me sinto agora, nesse momento na véspera do evento, como um anfitrião da cidade. Vamos receber gente do país inteiro para mostrar Salvador”, revela Rafael.