Gestão é fundamental no esporte: 'A bola não entra por acaso'
Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz falou sobre o case de sucesso do clube
-
Giuliana Mancini
giuliana.mancini@redebahia.com.br
O futebol é, inegavelmente, uma das maiores paixões dos brasileiros. Mas o esporte vai muito além das quatro linhas. Internamente, se tornou um modelo de negócio, cada vez mais complexo e lucrativo. E, assim como todas as empresas, precisa se adaptar às mudanças constantes.
Esse foi o norte do talk Futuro do Futebol, comandado por Marcelo Paz, presidente do Fortaleza. O dirigente detalhou como tem sido a gestão do clube, considerado um case de sucesso nos últimos anos.
Depois de passar oito anos afundado na Série C, o Leão do Pici se reconstruiu. Em cinco anos, foi da Terceira Divisão, em 2017, à inédita participação nas oitavas de final da Libertadores, em 2022.
"O primeiro passo é a profissionalização. É fundamental montar uma equipe com gente competente, com escolhas técnicas - e não políticas. Também é necessário ter um planejamento estratégico: quais metas vamos perseguir naquele ano? Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho vale. Temos que definir cada objetivo, e fazer reuniões periódicas para acompanhá-los. A bola não entra por acaso. Há uma série de ações consecutivas para que as coisas dêem certo", afirmou Marcelo.
O Agenda Bahia 2023 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Unipar, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, FIEB, Sebrae e Rede Bahia, apoio da Wilson Sons, Salvador Bahia Airport, Suzano, Sotero, Solví, Salvador Shopping Online, Deloitte e 4events e parceria da Braskem, Rede+ e Latitude 13 Cafés.