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Parceria: Avon e Bracell completam brilho do AFD com looks especiais


 

Bracell levou fruto de projeto social, enquanto Avon vestiu a cantora Larissa Luz, responsável pelo encerramento do desfile

  • Elaine Sanoli

Publicado em 02/11/2024 às 05:00:00
Bracell apresentou vestido criado a partir de lenços de cooperativa apoiada pelo projeto Bracell Social. Crédito: Paula Fróes/CORREIO

Luzes na passarela e brilho nos olhos. A edição de celebração dos 10 anos do Afro Fashion Day (AFD) levou ao Campo Grande a beleza da negritude soteropolitana. Por trás das cortinas, os bastidores da produção do jornal CORREIO contou com o patrocínio de marcas completamente imersas no universo da moda, seja por meio do colorido das maquiagens ou pelos esvoaçantes tecidos que encararam os olhares espectadores na noite desta sexta-feira (1º). A Bracell e a Avon, inclusive, levaram looks especialmente pensados para os holofotes do AFD.

"É um marco extremamente importante e a Bracell tem o maior orgulho de estar participando desse evento, porque tem muita conectividade entre o que é o evento, que é um programa do Correio bem feito nesses 10 anos, e a empresa, que também tem como propósito valorizar o empreendedorismo", destacou o diretor-geral da Bracell na Bahia, Guilherme Araújo. O compromisso com o enaltecimento dos empreendedores, sobretudo das mulheres negras, foi elemento vital para fortalecer a parceria nestes dois anos em que o projeto recebeu o patrocínio da corporação. "Para nós é uma conexão completa e isso faz com que se valorize mais o evento. É um orgulho estar aqui", celebrou.

Além de presentear os convidados do evento com uma amostra de tecido sustentável, a empresa levou à passarela do Afro Fashion Day um look feito com lenço produzido pela cooperativa de costureiras de Inhambupe, no nordeste baiano. O lenço da Cooperativa de Trabalho das Costureiras de Inhambupe e Região (Coopeci) ganhou novos contornos nas mãos do estilista Felipe Dias.

"Somos uma cooperativa de mulheres, em uma cidade pequena, é muito difícil para uma cooperativa formada por mulheres ter visibilidade, mas graças a Deus, hoje a gente está tendo e chegamos aqui, na passarela do Afro Fashion Day", celebrou Anailta Cristina Oliveira, de 29 anos, uma das fundadoras da Coopeci, que hoje abriga 12 trabalhadoras e um trabalhador e recebe apoio do projeto Bracell Social.

E se os tecidos da Bracell vestiram a modelo que desfilou pela Praça do Campo Grande, a Avon coloriu os rostos dos participantes. A parceria firmada pela primeira vez com a marca multinacional possibilitou a distribuição de brindes exclusivos com amostras de produto para o público espectador e convidados do evento, que ainda puderam experimentar produtos em um stand de automaquiagem instalado no local. A grande atração musical da noite, Larissa Luz, se juntou aos modelos na passarela com um visual pensado especialmente para a ocasião: o look pink da Avon encerrou o desfile com uma homenagem à cantora Elza Soares, falecida em 2022, que teve sua imagem impressa na roupa usada pela cantora baiana.

Larissa Luz no AFD. Crédito: Paula Fróes/CORREIO

“É um orgulho patrocinar o Afro Fashion Day, porque democratizamos a beleza. Patrocinar este tipo de eventos é muito importante, porque mostra que de fato nossos produtos funcionam para todo mundo”, afirmou Andrea Echeverri, head de maquiagem da Avon.

Look de Larissa Luz faz homenagem a Elza Soares. Crédito: Paula Fróes/CORREIO

Dez anos e um legado

Enquanto aguardava na plateia para o início do desfile, os brilhantes olhos da trabalhadora doméstica Luciene Moraes, de 52 anos, já aplaudiam a riqueza de cores e belezas do Afro Fashion Day. Ao lado do marido, ela saiu de Cajazeiras para prestigiar o evento há duas edições atrás: desde então virou uma tradição, que ela faz questão de manter. "[O AFD] reafirma a nossa ancestralidade e tudo aquilo que nos foi tirado. Hoje eu vejo que a gente está sendo mais visto, a gente está sendo bem-posto na sociedade. É muito importante um evento desse, e que cada vez seja melhor e maior em nosso estado e no Brasil de preferência, porque nós somos pretos, existimos, não vamos deixar de existir, a nossa ancestralidade e história é muito bonita", expressou.

O marco de 10 anos do próximo evento mobilizando todo o universo da moda em Salvador é celebrado também pela diretora do jornal CORREIO, Renata Correia. "O público aceitou, apoiou e está com a gente hoje junto aqui, não só os patrocinadores, que acreditam na nossa iniciativa, mas também como as pessoas que vieram assistir esse espetáculo tão grandioso. Para o Jornal, a importância é valorizar a nossa cultura e dar luz às nossas raízes. O que está aqui hoje é o afro e tudo mais que a Bahia tem que oferecer", celebrou a gestora.

Vestindo uma marca de produtoras negras da comunidade da Boca do Rio, Ateliê Crioll’As, a editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra, desde que foi criado, o AFD vem deixando para a história de Salvador uma herança de mudança social, ao posicionar o negro como protagonista. "O Afro Fashion Day deixa um legado para que os negros se sintam pertencentes a um lugar, a uma origem, e a gente percebe que quando a gente chega nesse ambiente do evento, a gente sente a identidade e grandiosidade do poder negro, essa força negra. Restabelecer essa força é um dos legados do Afro Fashion Day", refletiu.

"A gente trabalha com a evolução das pessoas e a gente deixa exatamente isso. O grande legado do Correio é trabalhar para promover as pessoas", complementa a gerente comercial Luciana Gomes.

O Afro Fashion Day é um projeto do Jornal Correio com patrocínio da Avon e Bracell, apoio CAIXA, Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons e apoio institucional do Sebrae e Prefeitura Municipal de Salvador.