Estilistas baianos relembram sua trajetória em looks no Afro Fashion Day
Seis designers que estão no projeto desde 2015 comentam suas criações que foram desfiladas
-
Luiza Gonçalves
luiza.goncalves@redebahia.com.br
Nesta sexta-feira (01), o Afro Fashion Day celebra sua 10ª edição com um evento histórico no Largo do Campo Grande. São dez anos de trabalho em prol da afrodiversidade, do protagonismo preto, da visibilidade, da economia circular, da identidade e do pertencimento. Ao todo, 340 estilistas e criadores já integraram o AFD, alguns deles presentes em todas as edições, fortalecendo o trabalho de designers baianos e construindo uma história de evolução contínua entre projetos e marcas.
Esse laço pode ser exemplificado pela trajetória da Katuka Africanidades, presente na passarela do Afro desde 2015. Revisitando suas produções para as edições anteriores do evento, Renato Carneiro, responsável pelo design da marca, destaca alguns detalhes que marcaram esse processo: looks de linho e tecidos africanos, a mescla entre silhueta tradicional e um toque de modernidade, além de novas técnicas de tingimento, texturas e acabamentos.
“Eu acho que o tempo traz uma certa segurança, e essa segurança permite a ousadia. Quando vejo as primeiras peças e comparo com as últimas edições, percebo uma maior liberdade. Na criação, mesmo, na proposta. Outra coisa que o tempo trouxe foi o aprimoramento técnico. Acho que, nessa trajetória de dez anos, conseguimos isso também. Isso vem com equipamentos, vem com pesquisa. Agora, há um elemento de permanência, que é a coerência. Uma estética possível, executada dentro de uma responsabilidade social, com todas as pessoas envolvidas no processo. Acho que isso é o mais legal”, reflete o estilista.
Além de Renato, o CORREIO reuniu outros cinco estilistas que fazem parte da história do Afro Fashion Day para rememorar suas trajetórias através dos looks apresentados ao longo dos anos, rendendo reflexões sobre a moda negra na Bahia e a evolução de sua expressão artística e identitária por meio da indumentária. Para conferir as criações de Katuka Africanidades, By Aninha, Mônica Anjos, N Black, Negrif e Soudam, veja o vídeo completo: