Assine

Cerimônia religiosa celebra a importância da Independência do Brasil na Bahia


 

Evento realizado na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, reuniu autoridades política e religiosas

  • Gil Santos

Publicado em 01/07/2024 às 09:39:47
Cerimônia do Te Deum foi realizada na Catedral Basílica. Crédito: Gil Santos/CORREIO

Um evento especial, realizado na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, atraiu a atenção de quem passava pela região na manhã desta segunda-feira (1°). O Te Deum é uma cerimônia em homenagem ao 2 de Julho, que é celebrada há 200 anos e reverencia as lutas pela Independência do Brasil na Bahia. Representantes dos povos originários e das Forças Armadas acompanharam a cerimônia.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, que destacou a importância da data. "É o momento de estar agradecido daquilo que tantas pessoas fizeram, não só os conhecidos, mas os povos que estiveram envolvidos, as mulheres, caboclos, negros, todos que, de alguma maneira, contribuíram para independência. É uma ação a Deus, mas gratidão as essas pessoas. Nem sempre nos lembramos de momentos tão importantes como esse", disse.

Personagens do 2 de Julho na Catedral Basílica. Crédito: Gil Santos/CORREIO

Apesar da chuva forte que caiu na região o público compareceu. A vice-prefeita, Ana Paula Matos, também assistiu à cerimônia. "É um momento muito especial, muito importante que a gente agradece de estar nessa cidade livre, democrática, e estamos pedindo sabedoria para que a gente possa seguir cuidando do nosso povo", afirmou.

Ainda nesta segunda-feira, serão inaugurados os painéis de grafite instalados no Largo da Lapinha, de onde parte o desfile, e a chegada da tocha em Pirajá, à tarde.