Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Raquel Brito
Publicado em 11 de agosto de 2023 às 21:05
Com a ascensão das inteligências artificiais, o tema tem se tornado indispensável no universo do empreendedorismo. No evento Agenda Bahia, não foi diferente: na quinta mesa da tarde, o foco foi “O impacto das tecnologias emergentes para o mundo e para os negócios”.
O debate reuniu os empresários Alex Winetzki, CEO da companhia de inteligência artificial Woopi Stefanini, Rodrigo Murta, CEO da empresa de software Looqbox, e Leonardo Moraes, sócio na empresa de consultoria em cibersegurança Deloitte. O painel foi mediado por Verivaldo Lobo, CEO da Cubos Tecnologia.
Durante a conversa, os painelistas destacaram a possibilidade de usar as novas tecnologias positivamente no mercado de trabalho, a exemplo de inteligências artificiais generativas como o famoso Chat GPT. Winetzki afirmou que é comum que haja substituições no mercado com a ascensão das IAs, mas em empregos de base e que poderiam oferecer riscos aos humanos.
Além disso, os empresários enfatizaram a necessidade de utilizar as tecnologias emergentes sempre com criticidade, de forma a distinguir os conteúdos verdadeiros e os falsos entre os que são produzidos (as chamadas “alucinações” das inteligências artificiais).
“Essas tecnologias são um habilitador. Precisamos entender o propósito delas e, ao entender, utilizá-las da melhor forma para buscar esses benefícios, mas sempre fazendo um grande questionamento. É preciso estar consciente do seu uso e dos reflexos”, disse Leonardo Moraes.
O Agenda Bahia 2023 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Unipar, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, FIEB, Sebrae e Rede Bahia, apoio da Wilson Sons, Salvador Bahia Airport, Suzano, Sotero, Solví, Salvador Shopping Online, Deloitte e 4events e parceria da Braskem, Rede+ e Latitude 13 Cafés.