Conheça as 8 startups do Acelere[se]

Programa de aceleração integra o Fórum Agenda Bahia 2018

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  • Andreia Santana

Publicado em 4 de agosto de 2018 às 00:10

- Atualizado há 2 anos

O Desafio de Inovação Acelere[se] começou oficialmente nesta sexta-feira, dia 03, marcando também o início do Fórum Agenda Bahia 2018, que este ano terá ainda outros eventos na sua programação, como o seminário Sustentabilidade do Agora, que acontece na próxima quarta-feira, dia 08, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep; e o seminário Humanize-se, que vai acontecer em 7 de novembro.

Durante 12 semanas, oito startups baianas vão participar de um programa gratuito de aceleração, iniciativa do CORREIO e da Rede+. As empresas já estão operando, possuem clientes e entregam soluções inovadoras e tecnológicas. Com o programa de aceleração, elas pretendem adquirir ainda mais experiência e conhecimentos em suas áreas de atuação. Confira os perfis das oito participantes:

O desafio de Inovação Acelere[se] é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia 2018 com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Rede Bahia, apoio do Sebrae e realização do CORREIO e Rede+. 

Candidatas a unicórnio baiano:

Me Ajuda Limpeza - A startup começou com uma dor pessoal do CEO André Brandão, que precisava de uma diarista e, ao tentar contato com as quatro profissionais recomendadas a ele, todas estavam ocupadas. A partir dessa necessidade, ele começou a pesquisar serviços em Salvador que oferecessem indicações de profissionais com boas referências. Descobriu que não havia nenhum do tipo na cidade e assim, aproveitou a oportunidade para lançar o Me Ajuda Limpeza.

Prestes a receber o software desenvolvido para o serviço, André percebeu a necessidade de ter um sócio técnico e Leandro Paim entrou no time, como CTO. O Me Ajuda opera em Salvador, São Paulo e Brasília conectando quem precisa de serviços de limpeza a quem oferece esse trabalho.

Até 2019, a startup quer crescer nesses três mercados e oferecer também os serviços de limpeza de obras e automotiva. Visite o site: www.meajudaapp.com.br. Camilla e Thaís, as criadoras da Closet Closet - A startup nasceu de uma ideia das sócias Camilla Raupp, administradora com ênfase em moda, e Thaís Godinho, arquiteta com ênfase em sustentabilidade. As duas se conheceram em Londres, enquanto estudavam, e perceberam que tinham a mesma dificuldade: encontrar modelos diferentes - e em bom estado - de roupas para eventos como casamentos e formaturas.

Mesmo quando pegavam emprestado com as amigas, com o tempo esgotavam-se as possibilidades de variação de modelos. E ninguém gosta de aparecer nas fotos das festas sempre com a mesma roupa. 

Assim, elas lançaram no mercado, em fevereiro de 2016, a startup que funciona como um clube de aluguel com vantagens. O diferencial é que o estoque é sustentável, diminuindo os custos com a compra de roupas novas a cada evento - um modelo de festa chega a custar R$ 3.000,00 - e também ajudando na economia circular, com o reaproveitamento das peças, o que diminui o impacto sobre o planeta.

Atualmente, elas possuem 250 sócias ativas e cerca de 500 modelos de roupas no acervo. Visite o instagram das meninas: @yourclosetoficial Equipe QRPoint  QRPoint - Fundada por um grupo de amigos, a startup QRPoint é formada por Eduardo Lobo, CEO; Gabriel Soares, CTO; Marcos Paulo Lobo, CFO; Rodolfo Kobus, CMO; e Vitor Santana, COO. A ideia da empresa nasceu em 2015, quando Eduardo se juntou aos quatro sócios e formou uma equipe plural, com profissionais de negócios, marketing, tecnologia e atendimento ao cliente. O protótipo foi lançado em outubro de 2016, com os testes para validação feitos gratuitamente por duas empresas, que usavam o sistema de gestão de recursos humanos em troca de dar feedback aos criadores.

Operando profissionalmente há 18 meses, a QRPoint já tem cerca de 300 clientes em todo o Brasil. A sede fica em Salvador, mas a empresa tem escritório também em São Paulo. A empresa oferece uma plataforma de controle e gestão da jornada de trabalho, escala de folgas, banco de horas e cálculo de horas extras, entre outros, que permite agilizar o trabalho do setor de Recursos Humanos. O sistema é integrado com a folha de pagamento e os funcionários podem acompanhar todo o processo por um aplicativo.

Entre as vantagens, além de liberar o RH do trabalho burocrático, que passa a ser automatizado, permitindo que os profissionais do setor atuem mais voltados para a gestão de pessoas, clima organizacional, programas motivacionais, etc.; ainda oferece um processo transparente tanto para a empres quanto para o trabalhador, refletindo na diminuição das queixas trabalhistas na justiça. Visite a fanpage o facebook: @qrpoint Diego Mendes, um dos fundadores da ConstruCODE ConstruCODE - Fundada por Diego Mendes, engenheiro civil, e Leandro Mascarenhas, cientista da computação, em 2018, a ConstruCODE criou um aplicativo que facilita e agiliza a gestão de canteiros de obras. 

A base da plataforma é a conversão de projetos em etiquetas escaneáveis, que podem ser distribuídas em pontos estratégicos do canteiro e permitem acompanhamento online dos dados da obra e a alteração dos projetos, eliminando o problema recorrente de plantas desatualizadas.

O aplicativo também conecta os profissionais envolvidos no projeto, permitindo a troca de informações e o esclarecimento de dúvidas, em tempo real, entre os projetistas e a equipe da obra. 

A startup ficou em primeiro lugar no Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação promovido pelo CREA-BA, além de ter sido selecionada pela Vetor AG (Aceleradora de negócios da Construtora Andrade Gutierrez) para implantar sua solução em obras de grande porte da empresa. Visite o site www.construcode.com.br. Alex Sandro Correia levou o Mosquito Zero para a Campus Party Mosquito Zero - O Mosquito Zero tem quatro anos. Começou em 2014, após o projeto vencer um prêmio do Ministério da Saúde, no ano anterior. A startup nasceu da percepção de Alex Sandro Correia, ex-agente de endemias, de que para o combate ao mosquito Aedes aegypti ser eficiente, era preciso engajar a população.

Com o prêmio do MS, o projeto foi implantado em dois bairros de Salvador, Itaigara e Palestina. De lá para cá, o que era um projeto, virou uma empresa que auxilia as políticas públicas de combate às quatro doenças transmitidas pelo mosquito, mas colocando o cidadão como protagonista nessa batalha.

A atuação da startup envolve um sistema de gestão, portal, drones e, em breve, terá também um Chatbot, um robô virtual que vai interagir com a população, oferecendo informações sobre vacinação e locais com a presença de focos, entre outros dados úteis. Visite o site: mosquitozero.com.br. Eduardo Peixoto Nunes, CEO da N2Soluções N2Soluções - Eduardo Peixoto Nunes já tinha experiência em oferecer serviços de tecnologia para prefeituras nas áreas tributária e de processos. Até que sentiu a necessidade de oferecer algo novo e mais atual, diferente do que já existia nesse ramo. Em 2017, ele participou de uma licitação para a Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana e percebeu que as estatísticas de trânsito, acidentes, ocorrências, etc. do órgão ainda eram feitas em papel.

A partir daí, criou uma solução tecnológica para o registro das ocorrências sem vítimas, que permite ao município tabular os dados e melhorar a gestão do trânsito da cidade. E que ainda oferece ao cidadão a comodidade de resolver os trâmites após um acidente com menos burocracia e economia de tempo.

O serviço facilita ainda a divulgação de estatísticas e, a partir de um mapa de calor georeferenciado, possibilita que o poder público enxergue gargalos no trânsito e possa intervir para diminuir as ocorrências em determinado local. Visite o site: ocorrenciasonline.n2solucoes.com.br. Sílvio Regis teve a ideia para o EvEx a partir de uma experiência difícil para agendar um evento EvEx Evento Experience - A ideia para a EvEx Evento Experiente nasceu em 2016, a partir da dissertação de mestrado em Criatividade e Inovação que Silvio Gesteira Regis foi fazer em Londres. De lá mesmo, ao ter o insight para a startup, ele ligou para Iuri Sampaio, que aceitou no ato ser sócio do empreendimento. Em maio do ano passado, um terceiro sócio entrou no negócio, Lucas Pereira. Ambos são amigos de infância de Silvio.

Em setembro de 2016 foi lançado o protótipo e, em agosto do ano passado, a empresa começou a operar no mercado.  A ideia surgiu da experiência negativa que Silvio teve ao tentar organizar um evento corporativo para a empresa onde trabalhava. Para fechar um local para o evento, ele teve de fazer nove visitas.

A partir daí, imaginou um serviço que oferecesse ao cliente todas as informações que ele necessita para organizar qualquer tipo de evento, seja aniversário de criança, casamento, formatura ou empresariais. O EvEx oferece variedade de espaços e serviços, cerimoniais, hotéis, casas de festas, fotógrafos, alimentos e bebidas, som, etc. O cliente pode filtrar por serviço ou por tipo de evento, entre outras funcionalidades. Visite o site: www.evex.co/ Antônio Carlos, CEO da Onde Toca, é músico e empresário Onde Toca - A startup atende três demandas com uma única solução: a das pessoas que amam boa música ao vivo e tem dificuldades de encontrar programações segmentadas e atualizadas; a dos bares que não conseguem divulgar seus eventos com precisão e a dos músicos, que nem sempre têm muita visibilidade para suas apresentações.

O serviço, disponível nas versões site e aplicativo foi criado por Antônio Carlos Palmeira Salles, que tem formação na área de Tecnologia da Informação e é músico amador; além de já ter sido dono de um bar com música ao vivo.

A startup oferece programação de Salvador, Lauro de Freitas e Maceió e já começa a expandir para Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Além de encontrar opções separadas por estilo de música e outros filtros a partir do gosto do usuário, o serviço também oferece informações detalhadas dos estabelecimentos. Visite o site: beta.ondetoca.com.br.