Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 24 de novembro de 2023 às 15:35
Unindo sustentabilidade, design e cores, um vestido especial merece sua atenção no Afro Fashion Day 2023. Trata-se de um longo azul e verde inteiramente em viscose, feito com fibras de celulose biodegradável. O modelito assinado por Fagner Bispo integra o bloco Afro Realeza, dentre os mais de 70 looks que irão homenagear a “Mãe África” neste sábado (25), às 16h, no Terreiro de Jesus.
Nesta edição do AFD serão dispostas criações de 41 estilistas e designers de moda baianos, vestidas por 75 modelos pretos. O evento que já acontece há 9 anos, celebra o talento e inovação dos profissionais de moda e o Mês da Consciência Negra unindo moda, afroempreendedorismo, arte e cultura.
Viscose na passarela
A viscose é uma fibra feita de celulose, matéria-prima natural biodegradável encontrada em itens de uso diário, como diversos tipos de papel, produtos de higiene pessoal e alimentos. Na moda, o tecido versátil e leve é usado para produzir roupas de caimento suave e elegante, conferindo fluidez, delicadeza e conforto às peças.
Além dos benefícios do uso da viscose nos looks, um outro destaque da peça é a origem de sua matéria prima. O tecido é produzido com celulose solúvel, insumo fabricado pela Bracell.
De sua produção anual aproximada de 500 mil toneladas de celulose solúvel e celulose solúvel especial, a Bracell Bahia destina à produção de viscose cerca de 110 mil toneladas do material. O tecido é fabricado na China.
A Bracell tem plantações de eucalipto em diversos municípios baianos e sua fábrica está localizada no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, onde é produzida a celulose solúvel destinada às indústrias de viscose e outros produtos, como medicamentos, cosméticos, telas de computador, alimentos, filtros de cigarros e pneus.
O look
Com os tecidos em mãos, coube a Fagner Bispo, o produtor de moda e styling, o design da peça.
AFD 2023
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Vult, Bracell e will Bank, apoio do Shopping Barra, Salvador Bahia Airport, Wilson Sons e Atacadão, apoio institucional do Sebrae e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Clube Melissa.