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Vitor Rocha
Publicado em 29 de outubro de 2024 às 06:00
A preparação do Afro Fashion Day (AFD) está nos últimos ajustes para receber a passarela mais preta do Brasil. Na Praça 2 de Julho, em Salvador, o espaço já foi tomado pelos palcos e estruturas que vão compor a décima edição do evento na próxima sexta-feira (1º). O desfile ocorrerá a partir das 19h, com acesso gratuito pela entrada em frente ao Teatro Castro Alves. >
Após três edições no Terreiro de Jesus, dentro do Pelourinho, o AFD mudou o local do desfile para o Largo do Campo Grande. A previsão é que a estrutura deste ano seja a maior da história do projeto criado em 2015: são 13 metros de largura do palco com uma passarela de 75 metros de extensão, montada em frente ao Monumento ao Caboclo, no centro da praça. >
De acordo com Luciana Gomes, Gerente comercial e de marketing do CORREIO, realizador do evento, os preparativos já estão 70% prontos e devem ser finalizados até a véspera do desfile. “Falta apenas a aplicação das lonas e ajustes finais das estruturas de iluminação e som”, contou. Além de palco e passarela, o evento também contará com espaços para Pessoas com Deficiência (PcD), ativações de marcas, barracas de alimentação e lounges. >
A ampliação do espaço e grandiosidade do evento se dá em comemoração aos 10 anos do AFD, projeto que surge para dar visibilidade à moda afro. “Há dez anos atrás poucos veículos de comunicação davam importância a este protagonismo negro. O CORREIO, sempre pioneiro, colocou a importância desta forma de beleza, protagonismo, produção cultural, música e estilo. O Afro Fashion Day é um grande orgulho, inclusive pelo impacto social positivo que trás para a cidade de Salvador”, afirmou Luciana.>
Além do tamanho, a produção do evento também pensou na estrutura do desfile como uma forma de conversar com o tema desta edição: Música – Resgatando raízes e elevando vozes. “Como o tema deste ano está relacionado a música, pensamos em criar uma passarela de desfile que surgisse de dentro da boca de cena de um grande palco. Músicos e modelos compartilharão os mesmos espaços de apresentação”, explicou Sandra Mazzoni, da GMF Arquitetos, empresa que assina o projeto do AFD.>
O tema proposto neste ano será dividido em três blocos: Percussão Ancestral, Festiva e Contemporânea. Nelson Pereira, analista de marketing e projeto do CORREIO, contou sobre o processo de escolha: “Vários temas passaram pela nossa cabeça, mas sentíamos que precisávamos de um que celebrasse o Afro Fashion Day. Então, nós resolvemos trazer a música para rememorar todos os nossos anos de história, grandes feitos e trabalhos. Queremos muito trazer o que tem de música na Bahia, fazer um espetáculo para além do desfile com a união da moda com a música”.>
Este ano, quase 40 marcas de moda baianas e 75 modelos estarão na passarela do AFD. Conforme expectativa do jornal CORREIO, cerca de oito mil pessoas devem acompanhar as mais diversas exibições de moda, honrando o intuito de dar visibilidade a modelos, estilistas baianos e designers negros ligados ao universo fashion. >
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Avon e Bracell, apoio CAIXA, Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons e apoio institucional do Sebrae e Prefeitura Municipal de Salvador.>