Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Eu gosto de exuberância’, afirma estilista baiana responsável marca Negrif

Madalena Silva, mais conhecida como Madá Negrif, celebra trajetória no Afro Fashion Day

  • Foto do(a) author(a) Luiza Gonçalves
  • Luiza Gonçalves

Publicado em 28 de outubro de 2024 às 09:00

'Eu gosto de exuberância’, afirma estilista baiana responsável marca Negrif
'Eu gosto de exuberância’, afirma estilista baiana responsável marca Negrif Crédito: CORREIO/Gabriel Cerqueira

“‘Madá Negrif’ já virou meu sobrenome, né? Aceito muito bem!”, brinca Madalena Silva. Há mais de duas décadas, a baiana comanda a marca Negrif, referência em moda afro-brasileira, propagando-a com muito “amor, carinho e identidade”, destaca. Filha de costureira, Madá cresceu observando retalhos e botões, e, a partir de um curso de moda no Senac, decidiu abraçar o ofício: “Não imaginava que eu fosse me tornar designer de moda, ter uma marca, lojas, viajar, vender pelo Brasil inteiro, ir para o exterior. Agradeço a essa memória afetiva que terminou me levando ao processo de fazer um curso de moda, depois eu entro na faculdade e me torno criadora de moda”, relembra.

“Eu defino a Negrif hoje como algo necessário, porque vejo o depoimento das mulheres, a felicidade delas encontrarem algo que contempla seus corpos. Os depoimentos são realmente o que me motivam a dizer ‘amanhã tem mais’. A Negrif é uma marca que tem alma, identidade, acolhimento e amor. É o que realmente me move”, afirma Madá. Em um universo de cores vibrantes e estampas suntuosas, com vestidos, batas e saias amplas, nada na Negrif é básico: “Gosto de exuberância”, diz a estilista. Criar modelagem e estampas é a paixão da designer, o que se refletiu na sua chegada ao Afro Fashion Day em 2015.

Veja o mini-doc completo sobre Santti:

“Eu lembro quando o Fagner entrou em contato comigo pedindo uma roupa para o Afro. Ele disse: ‘Posso passar aí e olhar algo na arara?’ E eu disse: ‘Na arara, não. Vou criar algo para o Afro Fashion Day’. E seguiu sendo assim. É uma emoção constante, quando vai chegando ali o mês de agosto, já começa aquele bichinho dizendo: ‘Meu Deus, qual será o tema deste ano?’”, explica.

Relembrando suas participações em todas as edições, Madá reflete sobre o amadurecimento da Negrif, que caminha junto à sua trajetória no Afro Fashion Day. Esteticamente, ela ressalta a mudança de matérias-primas na composição das peças, bem como a diversificação e consolidação das estampas como elemento assinatura de sua marca. “A Negrif começou fazendo rosto de mulheres, tanto que a minha primeira peça do Afro realmente tinha um rosto de mulher, que já identificava a marca. Mas eu pude ir muito além. Pude testar novas criações, e é engraçado porque as pessoas reconhecem. Depois que o evento acaba, todo mundo pergunta se aquela peça era minha, que reconheceu por causa da estampa”, relata a estilista.

Para Madá, o Afro Fashion Day é um marco no cenário da moda baiana e brasileira. Ela destaca o papel do evento na revelação de novos talentos, dando visibilidade a criadores que antes não tinham oportunidades. “Estilistas que não tinham oportunidade de mostrar o seu trabalho começaram a mostrar através da passarela do Afro. Modelos também começaram uma carreira, inclusive até internacional”, comenta. Para Madá, o AFD é uma vitrine que permite aos criadores afirmarem sua presença e mostrarem sua capacidade de criar moda com identidade própria, fortalecendo a representatividade negra na indústria.

Mini docs Afro Fashion Day:

Editor de Mídia e Estratégia Digital: Jorge Gauthier

Reportagem: Luiza Gonçalves

Equipe de mídias: Eduardo Bastos, Arthur Leal e Gabriel Cerqueira

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Avon e Bracell, apoio CAIXA, Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons e apoio institucional do Sebrae e Prefeitura Municipal de Salvador.