Equipe de maquiadores do Afro Fashion Day realiza treinamento com Avon

Marca patrocina o AFD pela primeira vez

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 16 de outubro de 2024 às 19:43

Bárbara Conceição, coordenadora de marketing de maquiagem da Avon
Bárbara Conceição, coordenadora de marketing de maquiagem da Avon Crédito: Ana Albuquerque/CORREIO

A equipe de maquiadores do Afro Fashion Day (AFD), composta por 10 profissionais, realizou um treinamento nesta quarta-feira (16), na sede da Rede Bahia. No setor de beleza desde a criação do evento, Dino Neto e Roma Aragão comandaram a oficina com dezenas de produtos da Avon, principal patrocinadora do desfile em 2024. A coordenadora de marketing de maquiagem da marca, Bárbara Conceição, também esteve presente.

Pela primeira vez, a Avon será patrocinadora oficial do AFD, que é a passarela mais preta do Brasil – a marca já havia apoiado o projeto em outros anos. Na décima edição do evento, a equipe de beleza utilizará duas linhas de base Power Stay e a Tratamake, que serão utilizadas nos três blocos temáticos do desfile: Ancestralidade, Festiva e Contemporâneo.

De acordo com Roma Aragão, o bloco da Ancestralidade apresentará uma pele mais glow (mais leve e com brilho), com a utilização de sombras em tons terrosos. Já o Festiva terá cores características dos blocos afro de Salvador, como Ilê Aiyê e Olodum. Por fim, o bloco Contemporâneo será marcado com as cores azul e rosa, desde a cor do esmalte ao olho.

“Hoje, passamos esse briefing para os profissionais de beleza que vão executar esse trabalho no dia (do AFD). A Avon é uma marca maravilhosa, que tem uma paleta enorme de cores. É isso que a gente precisa no mercado, que todo mundo se sinta representado, inclusive, a beleza preta, a beleza baiana”, disse Roma, que começou como assistente de maquiagem no projeto.

O principal objetivo da oficina com os maquiadores, definida como ‘cascateamento da beleza’, foi apresentar a maquiagem de cada bloco. “Como a gente vai ter 65 ou 75 modelos, a gente não pode ter dúvida do vai acontecer. Então, essas dúvidas foram tiradas hoje. Isso é importantíssimo porque precisamos de precisão e rapidez para entregar (os modelos prontos) nos horários”, disse Dino, que é o coordenador do projeto desde a primeira edição, realizada em 2015.

Oficina com maquiadores do AFD
Oficina com maquiadores do AFD Crédito: Marina Silva/CORREIO

Vencedora do Concurso Cultural Beleza do Afro Fashion Day 2024, Iasmim Fábia Santos, 22 anos, assinará a primeira passarela da carreira. “Só em ter sido selecionada, eu sei do meu trabalho, do meu potencial. É uma emoção muito grande, de verdade”, disse a profissional, que trabalha com maquiagem há quatro anos, como autônoma.

A competição de beleza ainda selecionou mais duas candidatas, que também estiveram presentes na oficina. Kayala Ariana Gomes, 30 anos, é natural de Juazeiro, no norte baiano, e vê a oportunidade no AFD como uma responsabilidade. “É uma satisfação muito grande. Estou honrada, arrepiada. Tudo está sendo incrível, maravilhoso”, disse a maquiadora, que trabalha profissionalmente com maquiagem há dois anos.

A outra vaga ficou com Clarissa Souza, 24 anos, que já ministrou aulas de maquiagem no Centro de Formação Artesanal (CFA), no Pelourinho, por dois anos. “Participar dessa passarela é a confirmação de que escolhi a área certa. Desde que comecei a maquiar, eu sempre falei que para ser maquiador você precisa maquiar todos os tons de pele, principalmente a pele negra. Então, se você não sabe maquiar a pele negra, você não maquiar”, destacou.

Iasmim Fábia, Kayala Ariana Gomes e Clarissa Souza, maquiadoras selecionadas em concurso
Iasmim Fábia, Kayala Ariana Gomes e Clarissa Souza, maquiadoras selecionadas em concurso Crédito: Marina Silva/CORREIO

Luane Santana, Kaylane Santos e Lara Ferreira foram as três modelos que participaram da oficina. No entanto, ainda não há confirmação se o trio estará na lista oficial que comandará a passarela no dia 1º de novembro.

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Avon e Bracell, apoio CAIXA, Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons e apoio institucional do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Salvador.

Afro Fashion Day

Com o tema “Música – Resgatando raízes e elevando vozes: a música que ecoa histórias e inspira o futuro”, o Afro Fashion Day mudará de palco após três edições no Terreiro de Jesus e vai ocupar a Praça 2 de Julho, no Largo do Campo Grande, no dia 1° de novembro. A entrada será gratuita e a programação inicia às 11h com a Feira da Sé, oficinas e atrações musicais. Já o desfile está previsto para às 19h.

*Com orientação do editor Jorge Gauthier