Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Conheça os 16 selecionados para o Afro Fashion Day 2023

Realizada nesta quarta-feira (4), seletiva final agitou o Teatro Gregório de Mattos

  • Foto do(a) author(a) Mari Leal
  • Mari Leal

Publicado em 4 de outubro de 2023 às 23:30

Final seleti
Final seleti Crédito: Paula Fróes/CORREIO

A coisa ficou preta no Teatro Gregório de Mattos, na noite desta quarta-feira (4). Preta de estilo, de coragem e muita expectativa entre os 58 finalistas (dois selecionados desistiram) das seletivas de bairro da 9ª edição do Afro Fashion Day. A data marcou a escolha de 16 rostos e corpos que irão subir na passarela no dia 25 de novembro para personificar a afro realeza, a afro etnia e o afrofuturismo, aspectos que compõem o tema da edição: Mãe África.

“A cada ano que passa eu percebo uma força maior do evento. E isso faz com que muito mais pessoas desejem participar, independente de idade, de condições físicas, cabelo... Percebo que existe uma cumplicidade maior a cada ano. Essa força representativa nos faz acreditar que é possível, que é capaz. Achamos o que estávamos procurando para essa próxima edição”, celebra Gil Alves, diretor artístico do desfile e produtor audiovisual.

Se na passarela os corações já estavam acelerados, na plateia, formada basicamente por familiares e amigos, a coisa não foi diferente. Cartazes, palmas, gritos, torcidas afinadas a cada passagem do seu favorito pela passarela. Belô Baiana, 64 anos, e Vicente Vasconcelos, 58, estavam em grupo grande, de quase 20 pessoas, todas colegas de sala do candidato Osni Nascimento. Valeu tudo para prestigiar o amigo, até mesmo negociar com a professora o adiamento de uma apresentação marcada justamente para ontem. O grupo é faz aula de música no Colégio Estadual Manoel Novaes, localizado no bairro Canela. Nascimento não foi selecionado, mas pode sentir a torcida dos colegas ao desfilar diante dos 12 jurados.

Ednei William, modelo revelado pelo AFD, conduziu a noite como mestre de cerimônia
Ednei William, modelo revelado pelo AFD, conduziu a noite como mestre de cerimônia Crédito: Paula Fróes/CORREIO

Do outro lado, separados apenas pela passarela iluminada, estava o casal Luciana Cardoso e Jorge Washington, pais do candidato Jonas Gustavo, de 13 anos. Juntos eles torceram, gritaram, vibraram e se emocionaram ao ouvir o nome do filho na relação dos selecionados. “Ele nem era para estar aqui. Mas quem achou que ia parar o sonho dele se enganou. Só com que ele chegasse ainda mais longe. É uma emoção inexplicável”, disse o pai ao final da noite já quase sem voz.

A fala de Washington faz alusão ao mês de novembro de 2021, quando ele viu o filho ser atingido por cinco balas perdidas no bairro Cosme de Farias, onde a família reside. Por conta do incidente, Jonas, à época com 8 anos, perdeu o movimento das pernas e, desde então, se locomove por meio de uma cadeira de rodas.

Plateia vibrou a cada entrada dos candidatos na passarela
Plateia vibrou a cada entrada dos candidatos na passarela Crédito: Paula Fróes/CORREIO

Na plateia, a torcida da candidata Jucimara Gualberto também chamava atenção, tanto pelo volume de pessoas quanto pelo coro. Além das filhas, a torcida reunia jovens de um projeto social que a própria Jucimara toca no bairro do Calabar. Após o resultado, emoção, muitos sorrisos, fotos e comemoração.

Não bastasse o tanto de emoção na passarela e na plateia, a noite também teve como ponto alto a participação do modelo Ednei William, 20 anos, revelado na edição 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19. Para incentivar os candidatos que aguardavam o resultado da primeira peneira, William, que esteve como mestre de cerimônia da final, contou a sua própria história com o projeto, que incluiu três tentativas antes do tão esperado sim.

“Foi mágico demais. Eu estou muito realizado. Enquanto apresentador, enquanto jovem preto de periferia sinto que o Afro Fashion Day tem feito tudo aquilo que a gente que é preto sonha. O Afro Fashion Day é uma utopia que aconteceu de verdade”, disse entusiasmado após o evento. O jovem é morador do bairro Trobogy.

Integrando o corpo de jurados, a editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra, destacou que trajetórias como a de Ednei William atestam uma das missões do projeto, que é descobrir talentos que estão escondidos na cidade. A edição 2023 recebeu mais de 550 inscrições e realizou três seletivas prévias antes da grande final, as quais aconteceram nas estações Pituaçu, Rodoviária e Campo da Pólvora ao longo do mês de setembro.

Resultado
Resultado Crédito: Paula Fróes/CORREIO

Além de Gil Alves e Linda Bezerra, o corpo de jurados teve ainda a presença de Dalila Oliveira, Deusa do Ébano 2023; Gabi da Oxe, DJ e empresária; Cleidson Santana, criador de conteúdo; George Santana, estilista; Ismael Carvalho, comunicador e criador de conteúdo digital; Jessica Dantas, criadora de conteúdo; Lunna Montty, dançarina e coreógrafa, modelo e DJ; Najara Black, estilista, empresária e criadora de conteúdo; Uran Rodrigues, produtor cultural, e Wladia Goes, produtora de moda, figurinista e criadora de conteúdo.

Veja a lista dos selecionados:

Beatriz Freitas

Diana Ramos

João Santos

Jonas Gustavo

Núbia Cardoso

Álvaro Pereira

Lavínia Souza

Nathalia Araújo

Renan Coelho

Dandara Namíbia

Eduarda Santos

Jonatas Máximo

Jucimara Gualberto

Nadson Assis

Ahmad Amar

Tárcis Rocha

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Shopping Barra e do Salvador Airport.