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Mari Leal
Publicado em 18 de outubro de 2023 às 15:50
As estreitas ruas nas imediações do Plano Inclinado Gonçalves, no bairro do Comércio, em Salvador, se transformaram em locação para o primeiro dia de gravação da campanha publicitária de chamamento para a edição 2023 do Afro Fashion Day, que será realizada no dia 25 de novembro, no Terreiro de Jesus. E se o solzão que brilhou ao longo da manhã de quarta-feira (18) fez a equipe de imagem redobrar a técnica, por outro lado, tornou ainda mais vibrante a junção de cores e estampas que compuseram os looks dos 10 modelos convidados para a peça.
E cor, de fato, não faltou. Nos looks e na maquiagem, tons de verde, azul, vermelho, laranja se misturaram ao dourado, símbolo da realeza africana e elemento importante da materialização do tema marco da edição, Mãe África. Como explica Fagner Bispo, produtor de moda e artista plástico que assina mais uma vez a curadoria do Afro Fashion Day, a peça antecipa um pouco do que será visto na maior passarela negra do país.
“É uma prévia do que vamos ter no desfile. Temos dois blocos presentes na campanha: o Afro Realeza e o Afro Etnia. Escolhemos esses dois por conta da cartela de cores, que casa muito bem com esse aspecto urbano. É como se fosse a realiza africana aqui em Salvador”, explica Bispo. O desfile também terá um terceiro bloco, o Afrofuturismo, que apresentará também os looks vencedores do concurso Estilista AFD2023.
A campanha tem peças de marcas como Negrif, Inti, Rey Vilas Boas, TáBomPraVocê, do próprio Bispo e do designer de moda que também integra a equipe do AFD, Filipe Dias.
“Utilizamos bastante cores. Olhos [sombras] azuis, laranjas, amarelas, muito dourado, tendência que se estende para os acessórios. Também temos como referência as cores e tons da bandeira do pan-africanismo [vermelho, verde e preto] e dos tecidos mais famosos da África”, acrescenta Roma Aragão, coordenador, ao lado de Dino Neto, da equipe de beleza do desfile, que inclui cabelo e maquiagem.
Selecionada na etapa das seletivas de bairro, Eduarda Santos, 14 anos, é um dos rostos da produção. “É uma emoção muito grande. Uma experiência nova. Nem eu mesma acredito”, disse, empolgada.
A peça também reúne belezas negras vindas de outras partes do mundo, como a norte-americana Monique Williams. Na Bahia há cinco anos, a estudante se arriscou nas seletivas de bairro 2023, mas não ficou entre os 16 selecionados. A moda é um sonho que Williams descobriu vivendo na Bahia, local onde diz ter sentindo, pela primeira vez, sua beleza valorizada.
“Eu estava andando no Pelourinho e um fotógrafo quis tirar foto minha. Desde que cheguei aqui, ando nas ruas e as pessoas fazem elogios. Eu acho um pouco estranho porque lá [nos EUA] não acontece. Aqui valorizam a pela negra muito mais do que lá”, ponderou.
Além de Eduarda e Monique, participam da campanha os modelos Amissão, Cyda Lima, Daiara Ferreira, Daniel Reis, Eco de Gumbé, Kaio Cardeal, Leide e Nadson Assis.
A expectativa da produção é de que a campanha comece a ser veiculada na TV e mídias digitais já no final de outubro. A segunda parte das gravações acontecem em Itapuã, na Lagoa de Abaeté.
No dia 25 de novembro, mais de 70 modelos, entre agenciados e classificados nas seletivas de bairro, desfilarão na passarela mais negra do Brasil. O evento é aberto ao público.
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Shopping Barra e do Salvador Airport.