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Assinadas pela Avon, makes do Afro Fashion Day são definidas por time de beleza

O AFD acontecerá no dia 01 de novembro na Praça do Campo Grande

  • Foto do(a) author(a) Luiza Gonçalves
  • Luiza Gonçalves

Publicado em 9 de outubro de 2024 às 09:12

Assinadas pela Avon, time de beleza do Afro Fashion Day define as makes do desfile
Assinadas pela Avon, time de beleza do Afro Fashion Day define as makes do desfile Crédito: CORREIO/Marina Silva

“Eu acho que é uma das partes mais gostosas assim para a gente que tá na no time de beleza é a construção da maquiagem. O Afro Fashion Day é uma passarela que é extremamente artística e a maquiagem é muito forte, ela também segue as referências e tem protagonismo na passarela”, afirma Roma Aragão. Ao lado de Dino Neto, a dupla assina por mais um ano a beleza do AFD e pretende inspirar o público apostando num visual marcante, colorido e antenado às tendências de maquiagem da atualidade.

Ontem os maquiadores se reuniram com outros membros do time de beleza do AFD para o teste da maquiagens que os modelos irão usar na passarela no dia 1º de novembro. O processo começo começou orientado pelo tema do AFD deste ano - Música - Resgatando Raízes e Elevando Vozes; A Música que Ecoa Histórias e Inspira o Futuro.  Como no desfile, a make será dividida por blocos, de acordo com a paletas de tons, materiais dos acessórios e tecidos de roupas.

Juntamente ao briefing foram apresentadas a Dino e Roma maquiagens de referência: olhos esfumados, degradê de cores vibrantes, delineados, sombras molhadas, ombré lips, lábios glossy e pele glow. Norte apontado, é hora de decidir as técnicas e testar nas modelos. "Fazer um briefing é um norte ótimo, facilita muito porque serão cerca de 70 modelos para produzir no dia. E uma vez criadas as maquiagens, a gente vai ter fotos e orientar o restante da equipe de maquiadores nas técnicas, dividindo eles pelos blocos do desfile e pela linha de trabalho de cada um”, explica Dino Neto.

Depois de ajustes, uma mudança de sombra aqui, uma mudança de batom ali e cerca de 1h30 de processo, a dupla chegou aos três visuais que vão compor as bases da maquiagem do Afro Fashion Day deste ano.

Para o bloco Ancestral, a aposta é num visual brilhante e tons mais neutros com delineador preto. Já o Festivo, inspirado nos blocos afros de Salvador, as cores vermelho, verde e amarelo se combinam num olho brilhante e lábios bem vermelhos. Por fim, o bloco contemporâneo traz a ousadia nas cores rosa e azul, destacadas por um delineador claro e lábios também cor de rosa. “A ideia é trazer a alegria, a vida e o movimento da música e da nossa cidade para as criações”, garantem os coordenadores.

Maquiagem teste para o bloco Festividade e Ancestral
Maquiagem teste para o bloco Festivo e Ancestral Crédito: CORREIO/ Marina Silva
Maquiagem teste para o bloco Criativo onde parte dos modelos usarão olhos azuis e parte rosa
Maquiagem teste para o bloco Criativo onde parte dos modelos usarão olhos azuis e parte rosa Crédito: CORREIO/Ana Albuquerque 

Neste ano, a beleza do tarde Afro Fashion Day é assinada pela primeira vez pela Avon, que fornecerá os cosméticos para as maquiagens. Na tarde de ontem, a marca deu uma aula para a equipe sobre o funcionamento e possíveis técnicas com os produtos que foram enviados para o teste. Fartura de produtos foi o que se viu nas bancadas: bases, corretivos, esmaltes, batons, paletas de sombra, iluminadores e produtos para a pele que fizeram a alegria dos maquiadores.

Um das apostas da marca no Afro 2024 é justamente o incentivo da circulação de tons de maquiagem todos os tipos de pele: "Na Avon, entendemos que cada pessoa é única, e por isso nos orgulhamos de oferecer uma linha de produtos desenvolvidos especialmente para atender às necessidades da pele negra. Em 2020, após anos de pesquisas, lançamos o movimento #EssaéMinhaCor, ampliando a representatividade de mulheres negras, e desde então foram incorporadas mais de 10 tonalidades de pele negra em mais de 50 novos produtos de maquiagem. Acreditamos que a beleza é plural e deve ser celebrada em todos seus tons e texturas - com isso, nossa presença no Afro Fashion Day não é apenas uma participação, mas uma verdadeira celebração desse ideal, reafirmando o nosso compromisso com a diversidade, a inclusão, a beleza e a excelência negra”, declarou Andrea Echeverri, Head de Marketing da Avon Brasil.

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Avon e Bracell, apoio CAIXA, Shopping Barra, Salvador Bahia Airport e Wilson Sons e apoio institucional do Sebrae.