Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Receita abre consulta ao terceiro lote da restituição do imposto de renda

Destas restituições, a maior parte é de 2017, mas ainda há lotes residuais desde 2009

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 07:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Arquivo EBC

A Receita Federal abre nesta terça-feira (7) o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. Na Bahia, serão creditadas restituições para 89.792 contribuintes baianos, pagando cerca de R$ 143 milhões de reais. Em todo país, serão contemplados mais de 2,012 milhões de contribuintes, totalizando cerca de R$ 2,8 bilhões em restituição O crédito estará na conta dos beneficiados no dia 15 de agosto. Destas restituições, a maior parte é de 2017, mas ainda há lotes residuais desde 2009. 

O contribuinte pode verificar se sua restituição foi liberada acessando a página da Receita Federal (clique aqui), ligando para o Receitafone pelo 146 ou pelo app Receita Federal - Pessoa Física. 

Cronograma O cronograma prevê que as próximas datas para restituição do Imposto de Renda aconteçam em 15 de setembro, 16 de outubro,  16 de novembro e 15 de dezembro. 

Quem tem restituição a receber e ainda não tiver sido contemplado deve aguardar os próximos lotes ou verificar se há alguma pendência na sua declaração. Para isso, ele deve acessar o extrato da declaração no portal e-CAC - Centro de Atendimento Virtual (http://idg.receita.fazenda.gov.br). Por segurança, o acesso ao portal é feito com um código gerado na própria página da Receita Federal, ou com um certificado digital. 

Caso o extrato indique a existência de pendências na declaração motivadas por erros/irregularidades no preenchimento, o cidadão poderá fazer sua regularização, enviando uma declaração retificadora que corrija os erros apontados.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se a pessoas não fizer o resgate neste prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Os montantes de restituição para cada exercício são corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic.