Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 25 de novembro de 2017 às 16:30
- Atualizado há 2 anos
O principal motivo de queixas no Reclame Aqui durante a Black Friday 2017 foi a "propaganda enganosa". O site divulgou um balanço dos dias de desconto - foram 3.503 reclamações. O número é 17,1% maior do que a edição passada do evento, que recebeu 2,9 mil queixas. Em 2014 houve recorde no número - cerca de 12 mil reclamações - e desde então vinha em queda. (Foto: Reclame Aqui) O balanço do Reclame Aqui mostra que não houve grandes ofertas esse ano - com 50% ou até 80% de desconto, como na ideia original, importada dos EUA. A maior parte das ofertas teve abatimentos normais de final de ano. Mesmo assim, os brasileiros foram às compras, muitos já antecipando os presentes de Natal.
O relatório final do Reclame Aqui inclui reclamações começando às 18h de quinta-feira, se encerrando à meia noite deste sábado (25). É possível que ao longo deste final de semana lojas continuem oferecendo descontos. (Foto: Reclame Aqui) Lojas mais reclamadas Magazine Luiza – Loja Online — com 263 reclamações; Americanas.com – Loja Online — com 245 queixas; Kabum! — com 173 ocorrências.
Principais queixas Propaganda enganosa em 13,5% dos casos; Problemas na finalização da compra em 9,6%; Divergência de valores em 8,8%
Produtos mais reclamados Smartphones — 8,9% TVs — 4% Perfume — 1,7% Tênis — 1,5% Notebooks — 1,3%