Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Primeiro emprego: O que devo colocar no meu currículo?

Para não errar é importante que o candidato evite excessos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2018 às 13:04

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Divulgação

O que um candidato que está em busca do seu primeiro emprego deve colocar no currículo? Essa é um dúvida que surge para a maioria das pessoas que acabaram de se formar. A tarefa realmente não é simples e é bem possível que você passe algumas horas olhando para a tela em branco e pensando. Por onde eu devo começar? No entanto, mesmo que você não tenha experiência profissional, o que você fez até agora pode mostrar todo seu potencial. 

Se analisar com um pouco de calma, você vai acabar descobrindo informações muito interessantes para chamar a atenção do recrutador. Os candidatos sem experiência podem e devem realçar qualificações que tiveram durante a faculdade ou Ensino Médio, além das próprias experiências pessoais que tenham coerência com a vaga pretendida. 

Além de ter feito o currículo, acessar diariamente sites de empresas que estejam com processo seletivo aberto faz parte da rotina de Wilson Lima, técnico em Petroquímica. “Um primeiro emprego é o primeiro passo para que eu coloque em prática tudo que me foi ensinado no curso técnico. Eu já tenho o conhecimento, agora preciso colocá-lo em prática. Como eu não tenho nenhuma experiência na área, coloquei no meu currículo outras qualificações profissionais que tenho, como alguns cursos”, conta. 

Por outro lado, é preciso evitar excessos. O candidato deve sempre ficar atento ao tamanho do currículo e deve tomar cuidado para não colocar informações desnecessárias. “No máximo duas páginas é o ideal. É importante colocar os aspectos pessoas no currículo, porém, não é preciso contar a história da sua vida nele. Tem pessoas que colocam dados muito pessoais, explica Clara Bonelli especialista em carreira. 

O que eu devo destacar? O candidato deve sempre destacar o que tem de melhor, seja a sua formação escolar, domínio de um idioma, voluntariado, participações em eventos, oficinas e seminários. É preciso incluir também todas as aptidões e competências que o selecionado possui para assumir a vaga disponível. 

Segundo a especialista em carreira, a graduação é importante para uma qualificação, caso o foco do estudante seja alcançar um patamar mais elevado dentro da sua profissão. Se você deseja um cargo de maior destaque e pensa no seu futuro a longo prazo, a graduação com certeza é uma boa opção. O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 70% para vários cursos. Você pode acessar o site https://www.educamaisbrasil.com.br/correio e escolher a área que mais tem a ver com você e com seus objetivos futuros. São mais de 18 mil instituições parceiras em todo o Brasil.       Veja o passo a passo para montar o currículo para 1º emprego: 

⦁    Dados pessoais  ⦁    Objetivo ⦁    Formação acadêmica ⦁    Idiomas e outros cursos  ⦁    Voluntariado e outras experiências