Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Parceria Brasil-Suécia estimula declarações ambientais de produtos

O objetivo é fornecer informações relevantes e verificadas para permitir uma comparação justa dos impactos ambientais de produtos e serviços oferecidos ao consumidor

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 26 de setembro de 2017 às 16:17

 - Atualizado há 2 anos

A Fundação Vanzolini anunciou na segunda-feira, 24 de setembro, o lançamento do Programa EDP Brasil (www.epdbrasil.org.br), uma parceria com o International EPD® System − um programa global, criado na Suécia, para declarações ambientais que operam em acordo com a norma ISO 14025.

Cada vez mais as Declarações Ambientais de Produto EPD (Environmental Product Declaration) de Tipo III estão sendo usadas no mundo inteiro para comunicação entre os diversos atores, numa linguagem universal, sobre as características ambientais dos produtos, processos e serviços das diferentes indústrias.

O EPD Brasil nasce como um polo regional do International EPD® System, que conta com mais de 700 declarações ambientais publicadas para uma vasta gama de categorias de produtos em mais de 36 países. O programa permite também fazer a declaração ambiental de serviços, desde que cumpridas as etapas necessárias do processo.

“Essa iniciativa colabora com a tradução das regras para o português, análise crítica e fornece sugestões para o Internacional EPD® System, isso garante o padrão internacional, considerando as necessidades locais. Desta forma também é facilitado o trabalho da indústria brasileira na publicação de Declarações Ambientais de Tipo III”, destaca Felipe Coelho, responsável técnico do programa.

Coelho explica que para conseguir uma EPD é necessário encontrar ou desenvolver uma Regra de Categoria de Produto (PCR), que servirá como base para realizar um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Depois, basta compilar as informações ambientais no formato da EPD, providenciar a verificação e certificação com um profissional especializado, registrar e publicar a declaração no EPD Brasil. O registro constará também no site da International EPD® System.

No site do International EPD® System já é possível encontrar Regras de Categorias (PCR) e Declarações Ambientais de Produtos (EPD) de diferentes segmentos, como derivados de madeira, materiais de construção, combustíveis, químicos, vidro, plástico e produtos têxteis; além de alimentos, como frutas e legumes; e bebidas, como vinho e cerveja; entre outros. Para produtos da construção, o programa se alinha com a norma europeia EN 15804 e é um dos membros fundadores da ECO platform.

Informações ambientais

No processo de desenvolvimento de uma EPD são levantadas e compiladas as informações ambientais do produto, que vão desde a extração da matéria prima, passando pela fabricação, distribuição e uso, até o momento do descarte para reciclagem e transformação. De acordo com Coelho, “isso resulta em uma série de vantagens, tanto para os fabricantes, como para toda a cadeia produtiva, o que inclui os usuários finais”.

O objetivo principal de uma EPD é fornecer informações relevantes e verificadas para atender às necessidades de comunicação e conferir base para uma comparação justa dos impactos ambientais de produtos e serviços. Além disso, segundo Coelho, “as declarações podem contribuir para demonstrar a melhoria continua de produtos e serviços ao longo do tempo, com a atualização de informações ambientais relevantes na cadeia de fornecimento”.