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Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 09:36
- Atualizado há 2 anos
Os aviões têm descarregadores de eletricidade estática, que são como pequenas antenas localizadas na parte de trás da asa. A função deste equipamento é exatamente ser um “ponto de fuga” para o raio. Dessa maneira, o raio vai “entrar” na fuselagem do aviao e sair sem maiores problemas. Normalmente, o único dano para o avião são algumas manchas na pintura onde o raio entrou, e nada mais.
Qual momento exige mais concentração do comandante, a decolagem, o pouso ou uma turbulência durante o voo? Depois de algum tempo de experiência, todas as fases do voo são meio que rotineiras. Mas vamos lá… Vou começar pela turbulência. Durante a turbulência não há muito o que ser feito. Basicamente, selecionamos a velocidade adequada para a turbulência e tentamos trocar a altitude do voo e ver se na nova altitude a condição melhora. Claro que temos que prestar atenção se o avião está mantendo velocidade e altitude, porém é mais um monitoramento. Na decolagem, temos que nos concentrar no procedimento, estar alerta para a possibilidade de uma falha, que é muito mais crítica nessa fase do voo. Durante o pouso, temos que nos concentrar basicamente em deixar o avião estabilizado na aproximação final, tocar o avião na parte certa da pista, para evitar que, tocando muito tarde, falte pista para a frenagem, e corrigir a trajetória para um eventual vento. Resumindo, todas as fases do voo demandam concentração, mesmo com o piloto automático ligado, estamos sempre monitorando. É claro que há fatores externos, como mau tempo e ventos fortes, que exigem mais do aviador em termos de concentração, mas vale para todas as fases.
Como são divididas as tarefas entre o Comandante e o CoPiloto? O copiloto é habilitado para desempenhar as mesmas manobras e atividades do comandante, ocupando o assento direito do avião. No entanto, a responsabilidade pelo voo é sempre do comandante. Para ilustrar, se o comandante estiver pilotando o avião, o copiloto operará o rádio, fará as seleções de flaps e trem de pouso, quando solicitado. Os papéis podem ser invertidos, ou seja, na situação em que o copiloto estiver pilotando naquela etapa, o comandante será o responsável pelas tarefas de suporte.