Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Fórum Agenda Bahia 2017 vai discutir as mudanças necessárias aos centros urbanos

Seminário Cidades, em 30 de agosto, trará exemplos de transformações dentro e fora do Brasil que podem inspirar Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 13:28

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Divulgação

O convite está feito àqueles que queiram pensar qual o futuro das cidades e como Salvador pode chegar lá: acontece no próximo dia 30, das 8h às 17h30,no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia(Fieb) o seminário Cidades, uma atividade do Fórum Agenda Bahia 2017. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem se inscrever no site www.agendabahiacorreio.com.br.

Esta é a oitava edição do Agenda Bahia, que este ano vai debater as transformações dos grandes centros urbanos e o uso de tecnologias inovadoras para mudar o perfil das cidades, tornando-as mais acolhedoras e inteligentes para seus moradores.

A programação do seminário foi dividida em dois momentos. Pela manhã estão programadas três palestras, seguidas de talkshows e de um debate com especialistas do Brasil e exterior para inspirar os participantes na busca de soluções para Salvador.

A tarde foi dividida em outros cinco momentos, com a realização de painéis, oficinas para gestores públicos, empreendedores e empresários; e um grupo de trabalho com representantes da cadeia de resíduos sólidos.

A programação do Agenda Bahia 2017 começou em julho, com a realização da maratona de programação e inovação Hackathon+Salvador. A terceira e última etapa acontece em 29 de setembro, com o seminário Conexões.

Exemplo de inovação

Uma das ideias do Agenda Bahia é a de trazer para o conhecimento e debate na capital baiana bons exemplos de transformação social ocorrida no mundo. E um dos destaques deste ano é o caso de Medellín, na Colômbia. Antes apontada como uma das cidades mais violentas do mundo, ela passou por uma grande revolução e é atualmente considerada um polo de inovação.

O projeto que mudou a realidade de Medellín será apresentado pelo arquiteto e professor Carlos Cadena Gaitán, coordenador acadêmico do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade colombiana Eafit.

O título da sua apresentação é Medellín: Lições de um Ecossistema de Transformação Coletiva. Nela, Gaitán irá mostrar como a sinergia entre atores sociais - como o poder público, empresas privadas e a sociedade civil - promove melhorias desde a mobilidade até questões sociais.

Ainda na programação matutina, Clarisse Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, vai apresentar com o tema A Mobilidade e o Futuro das Cidades, como é possível recriar os atuais centros urbanos em um formato mais compacto e integrado, de forma a facilitar o dia a dia de quem vive nesses locais.

Em cidades como Barcelona, na Espanha, ou Copenhague, na Dinamarca, país considerado um dos mais sustentáveis do mundo, existem bairros projetados para permitir ao cidadão morar, trabalhar, estudar e se divertir, com qualidade, em uma mesma região, evitando grandes deslocamentos e melhorando a qualidade de vida.

Resíduos sólidos

Outro problema das cidades em todo o mundo é o de gestão dos resíduos sólidos. O tema  será tratado na apresentação do sócio-diretor de Inteligência de Recursos da Giral, Mateus Mendonça, que vai relatar a experiência da primeira rua “lixo zero” de São Paulo. Na oportunidade, ele mostrará os resultados de um projeto implantado no bairro de Vila Madalena, zona oeste da cidade. Todo o material orgânico produzido pelos moradores vira compostagem e o restante do lixo é totalmente reciclado.

Os três palestrantes ainda vão participar de talk shows após cada apresentação, com a comentarista da GloboNews e colunista do jornal O Globo Flávia Oliveira. E, no final da manhã, eles farão um debate em torno da questão: Em que cidades queremos viver?

Após as apresentações, já no período da tarde, o Agenda Bahia vai realizar oficinas e painéis, em horários simultâ- neos, para permitir um contato mais próximo dos participantes com os especialistas. “Esse formato repete uma fórmula que fez sucesso na edição do ano passado e que gera conhecimento e um legado ao final do seminário”, diz Rachel Vita, curadora de conteúdo do fórum.

Painéis e oficinas

Estão programados dois painéis. O primeiro é Cidades Inovadoras e será dirigido por Paulo Bicalho, consultor de Inteligência Estratégica e Desenvolvimento Industrial; Flávio Marinho, gerente de Tecnologia e Informação do Senai – Cimatec; Renelson Sampaio, pesquisador do Cimatec; e por Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems.

Entre os exemplos de sucesso a serem compartilhados com a plateia está o de Santa Rita do Sapucaí, município de 40 mil habitantes que se transformou em um dos maiores hubs de startup da América Latina.

O segundo, Cultura da Vizinhança, terá a apresentação de Mario Amici, da Associação dos Amigos pelo Itaigara (Apita); Marcelo Rebelo, urbanista e fundador do CrowdPlaces e do Praças.com; e por Lila Lopes, presidente do Instituto Iris.

A intenção será mostrar exemplos, em Salvador e outras cidades do país, de como os próprios moradores podem ser mais atuantes na melhoria da infraestrutura urbana.

Também serão duas oficinas, Cidades +B: Negócios como Força de Transformação Positiva, apresentada por Tomás de Lara, colíder do Cidades+B e tecelão de redes de organizações de impacto positivo; e DOTS: Como Financiar e Estimular o Planejamento mais Sustentável das Cidades, a cargo de Luis Antonio Lindau, diretor do World Resources Institute (WRI) Brasil para Cidades Sustentáveis.

A programação inclui,também, um grupo de trabalho, batizado de Mapa do Lixo Zero: Conexões Inovadoras para Engajar o Cidadão na Coleta Seletiva. Iracema Marques, da SER, e Lucenir Gomes, da Avina, terão o objetivo de desenvolver, conjuntamente com os participantes, uma metodologia para a construção coletiva de um mapa de ações inovadoras para a gestão de resíduos sólidos.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Coelba e da Odebrecht; e apoio da Revita.

Serviço:

O quê: Seminário Cidades - Fórum Agenda Bahia 2017

Quando: 30/8, das 8h às 17h30

Onde: No audtório da Fieb, no bairro do Stiep.

Como participar: Inscrições gratuitas, no site www.agendabahiacorreio.com.br.

Vagas limitadas

Veja a programação completa do evento