Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Fifa anuncia potes da Copa 2018; veja possíveis grupos do Brasil

Não há risco de grupo da morte para a Seleção, mas evitar a Espanha seria uma boa; sorteio será no dia 1º de dezembro, em Moscou

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 12:33

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Fifa / Divulgação

Com a classificação do Peru na madrugada desta quinta-feira (16) e a consequente definição das 32 seleções que estarão na Copa do Mundo de 2018, a Fifa anunciou a divisão dos países nos quatro potes do sorteio do Mundial da Rússia. Os grupos serão sorteados no dia 1º de dezembro, no Kremlin, em Moscou.

O ranking da Fifa do mês de outubro foi o critério adotado para dividir as seleções nos quatro potes, com oito em cada. A única exceção é a Rússia, que por ser anfitriã é colocada automaticamente no pote 1, destinado aos cabeças de chave. Também já está certo que os russos ficarão no grupo A. Os demais 31 países são arrumados em ordem decrescente do ranking. Duas seleções da mesma confederação não podem ficar no mesmo grupo, exceto as europeias, que, como são 14 ao todo, o máximo é de duas por grupo. Com isso, o Brasil não ficará no mesmo grupo que Peru, Colômbia nem Uruguai, o que aumenta a chance de encontrar a Espanha pelo caminho.

Não há risco da Seleção cair em um “grupo da morte”, como aconteceu em 2014 com Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica no Mundial realizado no Brasil. Em uma simulação aleatória, uma chave difícil seria junto com Espanha, Suécia ou Dinamarca e Coreia do Sul ou Nigéria. Se a sorte estiver ao lado da seleção comandada por Tite, um grupo com Suíça, Tunísia e Panamá seria um caminho teoricamente muito fácil na primeira fase. Os dois primeiros colocados avançam para as oitavas de final.