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Da Redação
Publicado em 4 de setembro de 2017 às 18:20
- Atualizado há 2 anos
O talento sempre fez parte de sua trajetória. Ele virou o queridinho do mundo da moda, mas continua com a mesma simplicidade do início da carreira. Vitorino Campos, baiano de Feira de Santana, brilhou em mais um São Paulo Fashion Week - a semana de moda paulista já está na 44ª edição - e contou com exclusividade ao BAZAR a razão pela qual conseguiu se firmar como um dos exponentes da moda brasileira. “A minha marca própria é um grande laboratório criativo, onde toda a equipe tem a liberdade de opinar e desconstruir conceitos. Conseguimos chegar mais longe porque não só sou eu, é uma equipe, todos estão envolvidos. Essa criação coletiva e o trabalho livre me deixam feliz”, revela. Vitorino Campos saiu do formato tradicional e apostou na arte durante o SPFW Em uma época na qual o formato tradicional das passarelas vem perdendo força e modelos magérrimas já não empolgam, o jovem lançou um olhar de vanguarda apostando em apresentações originais que dialogam com a arte. Aboliu os desfiles convencionais e, na marca que leva seu nome, as modelos foram dispensadas e as roupas viraram protagonistas. Elas se misturaram a instalações e vídeos que contavam a história da coleção. Tudo assinado pelo artista visual Houssein Jarouche. A loja Pair, na Rua da Consolação, foi o cenário escolhido. Lá, 22 itens foram expostos, todos em branco, peças únicas, em tamanhos democráticos, do 36 ao 46.
Ainda mais original foi a disponibilização de sete moldes, liberados para serem baixados no site da marca até hoje, numa mostra que a moda não tem que ser impositiva, e sim participativa. “Queria que a coleção não fosse só uma representação da minha liberdade criativa, quis abrir para que outras pessoas também pudessem criar”, conclui.
Inspiração O mote da coleção da Vitorino Campos foi Araçá Azul, disco icônico de Caetano Veloso. “Cada faixa foi feita com grande independência entre elas. Queria pensar na minha coleção assim, onde cada peça tivesse uma forma, uma textura”, diz. Tudo em branco: estética minimalista domina a coleção da marca do estilista baiano Animale Além da marca própria, o baiano também é diretor criativo da Animale. “Eu tenho liberdade criativa nas minhas duas marcas, mas compreendo que desenho para mulheres diferentes”, explica. A apresentação da brand também fugiu do convencional. Aconteceu na loja da marca, na Oscar Freire, e contou com celebridades como Sabrina Sato, Grazi Mazzafera e Juliana Paes que se misturaram às modelos. O clima artsy deu o tom novamente - Houssein Jarouche também assinou as instalações. Dessa vez, a inspiração veio de bem longe, do Oriente. As ideias nasceram do Vietnã de 1900. Trajes de monges inspiraram a alfaiataria em quimonos e peças com nós transpassados, além de bordados com dragões e outros símbolos asiáticos.
Semana de moda paulista O São Paulo Fashion Week chegou à 44ª edição e aconteceu de 27 a 31 de agosto, na Fundação Bienal, na capital do estado. Contou com 35 desfiles e reforçou o conceito do See Now Buy Now (veja agora, compre agora, em inglês). Com o mote do movimento Amo Moda, Amo Brasil, a ambientação de todo o espaço foi feita com o intuito de ressaltar a brasilidade através de cores e artes de rua. Entre os pontos altos do evento, vale destacar a exposição do fotógrafo Leo Faria, que editou as fotos de streetstyle ocultando rostos e exaltando as combinações criativas. Também o palco montado pela Chilli Beans, onde jovens cantores animavam os intervalos entre os desfiles. Destaque para a cantora Isa, novo nome do rap. Entre os baixos, a saída da À La Garçonne, grife do estilista Alexandre Herchcovitch, que, em clima de desentendimento, desfilou um dia antes da abertura oficial do evento. Em uma época na qual as tendências perdem força e o estilo vale muito mais do que a peça, ficamos de olho em alguns desfiles e destacamos as produções que trazem ideias criativas que são capazes de inspirar.
Confira mais um pouco do que foi a SPFW na galeria abaixo
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