Conservadorismo na política avança também na Bahia

Por Jairo Junior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A guinada ao conservadorismo que ganha corpo entre políticos com destaque nacional avançou também sobre parlamentares de Salvador e Feira de Santana, a maior cidade do interior baiano. Na Câmara de Vereadores da capital, onde há forte influência da bancada evangélica e de lideranças ligadas à Igreja Católica, a tendência cresce a cada polêmica com repercussão na imprensa. Um dos porta-vozes da ala no Legislativo municipal é Alexandre Aleluia (DEM), que vem atacando sistematicamente duas manifestações artísticas combatidas por setores tradicionais da sociedade: a exposição Queermuseu e a performance La Bête, criticadas por supostamente incitar à  pedofilia.

Reação em cadeia Em Feira, o vereador Edvaldo Lima (PP) encabeça o movimento. Na última quinta-feira, o pepista foi à tribuna da Câmara para atacar o apoio de Caetano Veloso à La Bête, em que o coreógrafo carioca Wagner Schwartz exibe sua nudez para espectadores de todas as idades. O movimento tem como base pesquisas em que a  maioria dos brasileiros se revela conservador.

Homem de contenção A nova secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD), emplacou como seu chefe de gabinete o advogado Lázaro Pinha, profissional com perfil raro no governo: além de técnico com vasta experiência em administração pública e legislação eleitoral, transita bem no universo político. Filiado ao PR, o advogado não foi escolhido à toa. Condenada a três anos de prisão por fraudes cometidas quando era prefeita de Barreiras, Jusmari quer evitar problemas legais à frente da secretaria. Para isso, conta com Pinha, elogiado até por integrantes da oposição que já utilizaram seus serviços.

Fiel da balança Aliados do Palácio de Ondina em Vitória da Conquista acompanham atentamente os movimentos do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT) em torno da sucessão de 2018. Com base eleitoral numerosa e fiel, o petista tem dito a interlocutores que, aos 73 anos, quer férias prolongadas, mas ainda não definiu se entrará ou não no páreo. Caso decida concorrer a um terceiro mandato na Câmara, as chances de virtuais candidatos caem bastante. Com ele fora, será grande a romaria pelo apoio e os votos de Menezes, fruto de quatro gestões bem avaliadas na prefeitura de Conquista.

Outra cara Servidores e dirigentes da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) notaram uma mudança no ritmo da pasta desde a chegada da nova chefe, Arany Santana, substituta do cantor e compositor Jorge Portugal. Logo após tomar posse, Arany impôs uma rotina que inclui vistorias diárias a obras sob alçada da Secult, visitas ao Congresso na companhia de parlamentares da bancada baiana, participação em solenidades do governo do estado no interior e cobrança de resultados aos dirigentes da Secult.

Sem moleza Líderes de entidades que representam policiais da Bahia estão dispostos a dificultar a vida do governo do estado. Em conversas reservadas, garantem que a recente promoção de PMs e civis é insuficiente para conter a rebelião na tropa.Aspas Um dia feliz para meus dois amores e para todas as crianças, ACM Neto, Prefeito de Salvador, ao homenagear as filhas Lívia e Marcela pelo TwitterPílulas Coisa de novela   A nota “Quem é Vivi?”, publicada na edição de ontem, atiçou a curiosidade de leitores e da classe política, todos interessados na identidade da personagem. Caso o vereador Kiki Bispo (PTB) cumpra a promessa, o nome será revelado na próxima segunda.